domingo, 6 de maio de 2012

Viseu & Porto & Aveiro, Portugal

Finalmente regressei... Ao blog e em força!

Antes demais tenho a agradecer-vos pelo apoio que me têm dado e pela pressão para manter esta chama bem viva.

Agora tenho uma surpresa para comemorar as 2000 visualizações. Esta barreira foi atingida enquanto estava algures... Vou falar de um pequeno país à beira-mar plantado e tão rico de tudo (sim, menos de dinheiro!). Mas apesar de ajudar, não é tudo e fui tão feliz neste regresso tão esperado... Fiz um pouco de tudo e registei outras tantas coisas! Conheci ainda melhor sítios que já conhecia... Tanto para escrever, tanto para contar mas há imagens que falam por mil palavras, por isso desta vez não vou contar tanto mas sim mostrar um pouco mais!

Primeiro vale a pena referir que viajar na minha companhia como passageiro é muito interessante e confortável. Mesmo passando 90% do vôo a dormir... Que maravilha! Só me faltava mesmo voar num Melro. E assim foi... Depois da correria parra sair de um terminal de Madrid para outro um pouco longe onde iria ter de apanhar o meu Melro, e tendo a primeira escala chegado com trinta minutos de atraso, só pedia para chegar a tempo. Cheguei! Mas ainda tive que esperar que a equipa do Apoel (que iria jogar nesse dia contra o Real Madrid para a Liga dos Campeões) e os jornalistas passassem a passadeira para o autocarro parar e eu poder finalmente sair para mais uma maratona! Ai se eles soubessem que eu estava ali...


E depois deste "Cheguei!", consegui finalmente regressar a Casa, com uma Comitiva real à minha espera no segundo melhor aeroporto da Europa situado no actualmente melhor destino turístico Europeu. Só podia ter mesmo a melhor comitiva do mundo para me esperar! Se bem que quase fui eu que esperei por eles... Enfim, o regresso à minha verdejante paisagem e à verdadeira condução - com regras! Depois de 9 meses sem pegar num carro não me saí assim tão mal!

Ah! E o regresso ao inverno Português! - nada comparado com andar de bicicleta na neve em Oslo sem estar devidamente agasalhado! (Mais tarde explico!)

E por falar em riquezas portuguesas... Vamos mas é jantar!

Dia 1 - Ir buscar a minha máquina fotográfica compacta que estava avariada e... Mariscada e cerveja com amigos!



Ainda aprendi o curso de partir sapateira com um martelo. Obrigado pelo truque do guardanapo!


Dia 2 - Jantar com a família - enfim, comer bem com calor entre o frio!



Dia "já não sei quantos porque já lhes perdi a conta" - fim-de-semana sem grandes planos no Porto - Boa(s) Cama(s) Boa(s) Mesa(s), qual Edição Expresso. Bingo, Caldo Verde, Mar, Francesinhas, cinema ("Em Terra de Sangue e Mel" de e por Angelina Jolie - abismal!), pipocas (as melhores do mundo no Arrábida), Sushi...



Sabem que não costumo falar das marcas que visito, mas daqui tenho que salientar um hotel do qual tinha lido umas breves palavras numa edição Se7e da revista Visão. Não me conseguia lembrar sequer do nome mas acabei por encontrá-lo depois de ter surgido a lâmpada sobre a minha cabeça quando alguém me repetiu esse nome como uma simples sugestão!

É com orgulho que afirmo que em Portugal, as estrelas são atribuídas realisticamente! As cinco estrelas são realmente sinónimo de qualidade e conforto... Este hotel em Gaia baptizado de Yeatman deveria possuir seis ou mesmo sete. Pela beleza e pelos detalhes todos dos quais fiz questão de os elucidar por escrito directamente ao hotel.



A arquiquectura que põe-nos ao contrário como as encostas vinhateiras do Douro, um bagageiro que mais parece um historiador, uma recepção que são somente duas secretárias, a decoração dos andares e de todos os quartos que são todas diferentes, como se de uma casa se tratasse... E a vista!



Vale a pena... Por tudo!

No meio disto, nesta busca por este hotel, todos os caminhos davam a um hotel velho com aquelas persianas antigas brancas. "Não! Isto não pode ser de cinco estrelas!"

Mas era e todos os GPS's me orientavam para lá, incluindo a descrição do Guia Boa Cama Boa Mesa incluído num dos GPS descrevia-o como algo luxuoso sem comparação... À procura de restaurante para jantar e já depois de me ter instalado finalmente no Yeatmen (não é Yémen, ok?), maais uma vez fui orientado para bem perto desse velho hotel. Infante de Sagres, entrei e estava a decorrer um pequeno concerto de música clássica. Cheio de pessoas de classe e cheio de classe desde a decoração até ao atendimento... Para a próxima!

Moral da história: Não se julga um hotel pelas suas persianas!





Alguns dias depois...

Uma visita mais ou menos inesperada... O Yussef, O Turista, o meu parceiro não só de casa mas também uma pessoa que considero um amigo! À custa dele, lá tive de mostrar a nossa bela comida e claro, mais um pouco do nosso belo Portugal! Coincidentemente um dos dias estava já dedicado a uma criança muito especial na minha vida! Tive de partilhar este dia com duas... Sim! Quando descobrimos algo que não conhecíamos antes parecemos autênticas crianças...

Aveiro e as suas tripas... Viseu e o Viriato... E um restaurante típico que descobri nesse dia para poder mostrar os nossos tesouros culinários tradicionais, situado ao fundo da Sé de Viseu - "A Viela"... Lá teve quue vir também o belo do Vinho da Casa... Porto e a loja da Disney e a da Nike para encanto dos pupilos... Não necessariamente na mesma ordem!


Mas atenção! Houve uma recepção especial altamente treinada e ensaiada para o lutador de MMA! Leitores, não tentem isto em casa...




E entre dentistas, aulas de Cross Fit, Scwinn Cycling, Body Attack e Body Lanches, o verdadeiro jantar veio finalmente... E não sem desporto também - o Cross Fit veio mesmo para ficar!

Até já, meus grandes amigos!




E como não poderia deixar de ser, a música...
Foi um dos muitos momentos altos, é o que eu sinto e até o nome do grupo é a definição de tudo: Fun.!

Fun. feat. Janelle Monáe - "We Are Young"



E claro... "Ai Viseu"
Que linda és!



P.S.: E quase me esquecia... Não deixem nada por fazer! Uma das coisas que não vou deixar por fazer agora é dedicar-me mais a sério a uma das minhas muitas paixões: a Fotografia! Aproveitei esta estadia para investir também numa nova câmara fotográfica, mais profissional! Agora, toca a aprender...

Comecemos pelo livro de instruções!

3 comentários:

Nelinha3 disse...

Todo este poste tem um ar que me é familiar, cheira ao aconchego da casa e, eu sei quanto isso é importante quando se está a milhares de quilómetros como tu. Temos um país faabuulooosooo.....

Tiago Peres disse...

E uma família fantástica...

Rita Xoné disse...

Gostei TANTO de te ter por cá...