sábado, 12 de novembro de 2011

Malé, Maldivas

Ora então nem sei por onde começar... Talvez comece pelo início, por um destino paradisíaco chamado Maldivas. Tive a "sorte" de ser designado para a posição de galley manager que é o responsável por todo o food & beverage que vai para os passageiros no avião. O meu Cabin Senior - em americano: o my boss - pregou-me uma partida quando me nomeou para esta posição colocando no quadro do briefing que a nossa load seria de 190 passageiros. Não imaginam a minha cara de felicidade quando ele apagou o 0 da frente perguntando-me ao mesmo tempo se assim já me sentia preparado... Mesmo assim, acreditem! Não é assim tão fácil... Mas isso me deu uma óptima posição do meu crew seat, que tinha uma janelinha na minha porta e que me pemitiu ter a percepção enquanto aterrávamos do que são as Maldivas vistas do céu... Bem! Nunca vi uma quantidade tão grande de azuis diferentes no mesmo oceano em tão pouco espaço. Imaginem ao mesmo tempo centenas de bancos de areia com piscinas naturais por dentro, de um azul celeste impossível de descrever. Foi com estes azuis que o meu sorriso se abriu durante toda a aterragem!


Mas nem tudo foram rosas! Assim que chegámos ao hotel recebemos a triste notícia de que os nossos quatrtos ainda não estavam preparados e que iriam demorar no mínimo três horas para que estivessem prontos. Lá negociámos o nosso humor por um jantar buffet à borlix... E assim, com o mesmo humor com que cheguei, fui mudar-me para uma suite que nos forneceram temporariamente só para este efeito e fui aproveitar o sol das Maldivas para a praia... Onde me fiz convidado para um jogo de voleibol (mentirinha! Eles convidaram-me).


Já me tonham dito que a partir do momento em que nos tornamos Cabin Crew, que passamos a ter esse rótulo na nossa testa. Não acredito muito nisso, mas o que é certo é que a primeira pergunta que me fizeram assim que entrei em campo foi: Are you crew? Vim a saber que todos eles também eram crew de uma companhia aérea chinesa... My Volleyboll Team!


E pronto... Estava finalmente a entardecer quando - Não! Os quartos ainda não estavam prontos! - fui aproveitar o pôr-do-sol para a piscina onde juntamente com o meu colega Ricardo do Brasil e o meu Boss bebemos um par de finos... Ai ca bom!


Passadas quase quatro horas recebemos então as nossas tão aguardadas chaves dos quartos que simplesmente, devido ao hotel estar lotado, esperaram que os nossos colegas saíssem para limparem e nos hospedarem nesses mesmos quartos... Então fui tomar o belo do banhinho e... Jantar à la pala! Ai ca bom!


Reef fish foi do melhor! Grelhadinho no momento com umas bolas japonesas que se desfazem na boca e com vegetais por dentro... Ahhhhhhhh... Para não falar do resto... E das sobremesas.... E da... Água!


E do belo som ambiente que a banda ao vivo estava a tocar... E sabem que mais? Uma das minhas músicas favoritas que me tem andado a mudar a minha maneira de ser...

(...)
Don't worry about a thing
'Cause every little thing
Is gonna be allright
(...)

Bob Marley - Three Little Birds

 

E aí, o segundo dia veio! Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Teve mesmo que ser pois o cansaço venceu-me com um K.O. brutal! Então levantei-me cedo e fui exercitar-me um pouco no melhor ginásio de hotel que estive até agora... Claro que para dizer isso encontrei duas bicicletas estacionárias que me permitiram desfrutar de uma das minhas paixões - Schwinn Cycling.


O resto de um dia que parecia ameaçar uma tempestade não foi nada de especial... Nadar ali na praia, com um snorkeling à mistura... Que prazer é partilhar o mar com a natureza e vê-la bem de perto, assim, colorida... E ter peixes tão confortavelmente perto de nós que nadam connosco tocando-nos, assustando-me mais a mim do que propriamente a eles... Curtir ali umas pingas de chuva na piscina... Não! Não é para criar inveja ou outro pensamento cruel, mas foi mesmo o que fiz...


Entre imagens brutais ainda consegui captar insólitos como um hóspede que não sabia qual era o quarto dele, uma mulher que retocava a maquilhagem na piscina e um menu de almofadas... Não me interpretem mal, mulheres deste mundo mas qual a razão de estar numa piscina de maquilhagem pronta?


E como este mundo da aviação é pequeníssimo! Estava eu a apreciar o mar do pontão quando alguém da varanda me estava a acenar. Para ter a certeza que era para mim, olhei à minha volta e não havia assim tanta gente como isso... Foi então que perguntei em voz alta: Mohit? Vi um aceno de cabeça e dei-me conta que no avião onde vou veio um colega da minha formação para o mesmo destino onde eu estava... Nas Maldivas!


Até já, Oceano Índico!


E numa próxima vez irei visitar uma das outras ilhas... Ou de barco ou num dos táxis daqui do sítio - num hidro-avião!